Notícias anteriores

Apresentações Seminário sobre a Qualidade na Investigação-Ação

Decorreu no dia 9 de maio na Universidade do Minho o Seminário sobre Qualidade na Investigação-Ação: Ética, Participação e Democratização do Conhecimento organizado pela Estreiadiálogos em colaboração com a CARN.

Ao longo de um dia investigadores de diferentes áreas do conhecimento, da Universidade do Minho e de vários países de língua oficial portuguesa (Portugal, Brasil, Moçambique e Timor) reuniram-se para discutir questões relacionadas com a qualidade na Pesquisa-Ação, com ênfase particular na ética, participação e democratização do conhecimento. A iniciativa pretendeu promover a colaboração entre os membros do CARN (Collaborative Action Research Network) e Estreiadiálogos (Rede Lusófona de Investigação-Ação Colaborativa) no aumento do potencial da Pesquisa-Ação para expandir a participação e democratização do conhecimento em vários cenários.

Outro objetivo deste Seminário foi preparar a participação da Estreiadiálogos na 1ª Assembleia Global sob o tema Participação e Democratização do Conhecimento: Novas Convergências para a Reconciliação que decorrerá no dia 16 de junho de 2017 em Cartagena, Colômbia.

Seminário: Qualidade na Investigação-Ação:  Ética, Participação e Democratização do Conhecimento

9 de maio de 2017

9.30  – 5.30

 

Local: Universidade do Minho, Portugal

Programa (clique para saber mais)

Este Seminário visa divulgar a CARN e a Estreiadiálogos e preparar a 1ª Global Assembly at the Action Research Network of the Americas (ARNA) que terá lugar em Cartagena, Colômbia, de 13 a 16 de junho de 2017 sob o tema: “Participation and Democratisation of Knowledge: New Convergences for Reconciliation”.

 

Assim, este seminário, que tem uma forte vertente interativa, centrar-se-á em questões ligadas à qualidade da Investigação-Ação com particular ênfase nos aspetos relacionados com a ética, a participação e a democratização do conhecimento. Está prevista a organização de grupos de trabalho para preparar a 1ª Global Assembly at the Action Research Network of the Americas (ARNA), onde a Estreiadiálogos terá um papel de relevo, pela sua ligação ao Brasil, mas também participações via Skype de participantes do Brasil e de África.

  

A entrada é grátis mas é necessária pré-inscrição via email: estreiadialogos2016@gmail.com

 

O evento destina-se a todos os que quiserem participar, com prioridade para os membros da Estreiadiálogos e da CARN.

Estreiadiálogos representada no congresso anual da CARN 2016

Ana Maria Silva e Maria Assunção Flores participaram no congresso anual da CARN 2016, que se realizou na Universidade Bishop Grosseteste em Lincoln, Inglaterra, de 11 a 13 de novembro de 2016 sob o tema “Integrating the personal and the political in professional practice”. Estiveram presentes cerca de 150 participantes de vários países, estando representadas as várias sub-redes da CARN (Collaborative Action Resaerch Network), incluindo a rede lusófona Estreiadiálogos.
As investigadoras dinamizaram um simpósio sob o tema Collaborative Action Research: Cross-disciplinary approch, Diversity and Social Relavance e um workshop intitulado Action Research in Teacher Education: Potential and Challenges

ESTREIADIÁLOGOS

Decorreu, em Braga, nos dias 6, 7 e 8 de novembro de 2015, o congresso anual da Collaborative Action Research Network (CARN) fundada em 1976. Uma das ações decorrentes deste congresso (www.carn2015.com) foi a criação da Rede Internacional de Investigação-Ação Colaborativa (ESTREIADIÁLOGOS) que reúne investigadores, profissionais e académicos, nas áreas da Educação, da Saúde, da Intervenção Comunitária, dos Estudos da Criança, etc. oriundos dos países de língua oficial portuguesa, à semelhança de outras existentes no Japão, nos países escandinavos, nos países anglófonos e nos países de língua espanhola.

Pela ESTREIADIÁLOGOS,

Maria Assunção Flores (Presidente)

© 2019 ESTREIADIÁLOGOS

Criado e Desenvolvido por Marco Bento

    CONTACTOS

    Rua S. Geraldo, 41

    4700-041 Braga

    estreiadialogos2016@gmail.com