Seminário / Study Day

Questões críticas na investigação-ação / Critical Issues in Action Research

Decorreu no dia 11 de maio na Universidade do Minho o II Seminário sobre Questões Críticas na Investigação-Ação organizado pela Estreiadiálogos em colaboração com a Collaborative Action Research Network (CARN) e com o Instituto Paulo Freire de Portugal.

Ao longo de um dia investigadores de diferentes áreas do conhecimento, de Portugal, do Brasil e de Angola, reuniram-se para discutir questões relacionadas com a participação, a colaboração e as finalidades da investigação-ação. A iniciativa pretendeu promover a colaboração entre os membros do CARN (Collaborative Action Research Network) e Estreiadiálogos (Rede Lusófona de Investigação-Ação Colaborativa) na perspetiva de potenciar o estabelecimento de projetos e parcerias e o potencial da Investigação-Ação para expandir a participação e a democratização do conhecimento em vários cenários. O papel e as qualidades do investigador, as condições e os constrangimentos no desenvolvimento de investigação-ação foram outros dos temas em análise.

O encontro contou com a participação da Professora Luiza Cortesão, da Universidade do Porto e Presidente do Instituto Paulo Freire de Portugal e do Professor Wilfred Carr, da Universidade de Sheffield, Reino Unido, o qual também dinamizou, no dia 10 de maio, um seminário sobre investigação-ação no âmbito do Centro de Investigação em Estudos da Criança.

11 de maio de 2018

10.00  – 17.30

 

Local:

Universidade do Minho, Campus de Gualtar (CPII), 4710-057, Braga, Portugal

Este Seminário visa divulgar a CARN (Collaborative Action Resarch Network) e a Estreiadiálogos no mundo lusófono. O objetivo é discutir questões críticas da investigação-ação em vários domínios, nomeadamente na educação, na saúde, no serviço social e no desenvolvimento comunitário. Entre os temas em debate neste seminário estão a participação, a colaboração, a ética e a democracia com base nas propostas de dois investigadores de renome nesta área.

 

A entrada é grátis mas é necessária pré-inscrição via email: estreiadialogos2016@gmail.com

 

O evento destina-se a todos os manifestem interesse em participar no evento, com prioridade para os membros da Estreiadiálogos e da CARN e ainda para aqueles que se encontrem envolvidos em projetos de investigação-ação.

Este seminário, patrocinado pela CARN, será organizado em parceria com o Instituto Paulo Freire. As línguas de trabalho são o inglês e o português. Para poder participar, por favor, envie um email para estreiadialogos2016@gmail.com, até ao dia 15 de abril de 2018, indicando nome e instituição, e referindo i) se é membro da CARN e/ou da Estreiadiálogos;  e ii) se se encontra a desenvolver um projeto de investigação-ação. Para qualquer dúvida ou questão, por favor contactar Maria Assunção Flores: aflores@ie.uminho.pt

Organizadores:

Maria Assunção Flores e Luiza Cortesão (Coordenadoras do evento)

Ana Maria Silva

Flávia Vieira

Maria Alfredo Moreira

Diana Mesquita

Diana Pereira

Cláudia Pinheiro

Patrícia Santos

Pedro Silva

Marco Bento

Eva Fernandes.

Programa

9.30 – Receção e café

10.00 - Introdução:

CARN (Maria Assunção Flores, Presidente da Estreiadiálogos) e Estreiadiálogos (Ana Maria Silva, Secretária da Estreiadiálogos)

10h30 – Sessão 1: Questões críticas na investigação-ação

Wilfred Carr, University of Sheffield, UK 

saber mais)

11h15 – Trabalho em grupos de reflexão para discutir e sistematizar as questões suscitadas pela intervenção do orador. Cada grupo terá um facilitador e o conferencista integrará os grupos de acordo com os temas em discussão.

13h00 – Almoço

14h00 – Sessão dois: Desafios e potencialidades da Investigação-ação em contextos desafiadores

Luiza Cortesão, Universidade do Porto e Presidente do Instituto Paulo Freire, Portugal

15h00 – Trabalho em grupos de reflexão para discutir e sistematizar as questões suscitadas pela intervenção da oradora. Cada grupo terá um facilitador e o conferencista integrará os grupos de acordo com os temas em discussão.

16h00 – Gallery work e discussão

17h00 – Conclusões e atividades futuras

11th May 2018

10.00 a.m. – 5.30 p.m.

 

Venue:

University of Minho, Campus de Gualtar (CPII), 4710-057, Braga, Portugal

The purpose of this study day is to disseminate CARN and Estreiadiálogos in the Portuguese-speaking world. The study day will focus on issues critical issues in Action Research in various areas of knowledge, namely education, health, social work and community development. Participation, collaboration, ethics and democracy will be discussed during the day with input from two well-known scholars. There will be face to face meeting as well as Skype participations from action researchers from Brazil and Africa.

 

Attendance is free.

Refreshments and a light lunch will be available.

The study day aims at fostering collaboration amongst members of CARN and Estreiadiálogos in enhancing the potential of Action Research to expand participation and democratisation of knowledge in various settings.

 

The Study Day will be a joint organisation between Estreiadiálogos and Paulo Freire Institute. Both English and Portuguese languages will be used during the meeting. For registering, please send an email to estreiadialogos2016@gmail.com with your name and institution until the 15th April 2018. If you have any questions about this Study Day, please contact Maria Assunção Flores: aflores@ie.uminho.pt

Organisers:

Maria Assunção Flores and Luiza Cortesão (Coordinators)

Ana Maria Silva

Flávia Vieira

Maria Alfredo Moreira

Diana Mesquita

Diana Pereira

Cláudia Pinheiro

Patrícia Santos

Pedro Silva

Marco Bento

Eva Fernandes.

Programme

 

9.30 - Arrival and Refreshments

 

10.00 Introduction:

CARN (Maria Assunção Flores, Estreiadiálogos President) and Estreiadiálogos (Ana Maria Silva, Estreiadiálogos, secretary)

 

10h30 – Session one: Critical issues in action research

Wilfred Carr, University of Sheffield, UK

(Know more)

11h15 – Work in groups (participants will discuss and share their AR projects drawing upon the questions and issues raised in the first session)

 

13h00 – Lunch

 

14h00 – Session two: Challenges and potential of Action Research in Challenging contexts

Luiza Cortesão, University of Porto and President of Paulo Freire Institute, Portugal

15h00 – Work in groups (participants will discuss and share their AR projects drawing upon the questions and issues raised in the second session)

16h00 – Gallery work and discussion

17h00 – Concluding remarks and future activities

© 2019 ESTREIADIÁLOGOS

Criado e Desenvolvido por Marco Bento

    CONTACTOS

    Rua S. Geraldo, 41

    4700-041 Braga

    estreiadialogos2016@gmail.com